PASSOS QUE SALVAM
Publicado em: 29/11/2017 ás 09:11:00 Autor: Paolo Henrique

Cerca de 200 pessoas se reuniram na manhã deste domingo (26) para uma caminhada de conscientização contra o câncer infanto juvenil em Bandeirantes do Tocantins. O ponto de concentração foi na Praça do CRAS e os participantes caminharam passando pelas principais ruas da cidade até chegada ao ponto de início. Essa é a primeira edição da 'Caminhada Passos que Salvam'.

O evento tem como objetivo alertar pais, responsáveis e outras pessoas que lidam com crianças e adolescentes para que busquem conhecimento sobre as características de alguns tumores e sintomas, que muitas vezes são confundidos com doenças comuns da infância.

A enfermeira Jéssica Oliveira explica que pequenas alterações na saúde dos jovens devem ser observadas com atenção.

“O câncer na criança inicia de uma forma muito escondida, então a gente pede para mãe procurar as coisas atípicas da criança. Aquela criança que acorda todo dia com dor de cabeça, que tem febre todos os dias, essa criança precisa ser investigada. E você mãe, não precisa ter medo de perguntar ao profissional de saúde”, enfatiza.

Blena Ludymilla Lopes que é 1ª Dama e coordenadora do Projeto na cidade, explica mais sobre a importância do diagnóstico precoce.

“Essa caminhada tem como objetivo levar à população a conscientização dos sinais e sintomas do câncer infanto juvenil. Porque quando o paciente chega com o diagnóstico precoce, a probabilidade de cura é de 90%”.

Toda renda arrecadada com a venda de kit’s e do 1° Leilão Direito de Viver realizado em Arapoema com a participação de Pau D’arco e Bandeirantes, será revertida para a construção do Hospital de Câncer de Barretos em Palmas.

A Caminhada teve o total apoio da prefeitura através da equipe do CRAS e do Secretário de Urbanismo Paulo Jaime com a equipe de infra-estrutura.

Notícias relacionadas