PREFEITURA PROMOVE "MAIO AMARELO" EM AÇÕES DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Publicado em: 19/05/2017 ás 10:40:00 Autor: Allan Viana

A Prefeitura de Bandeirantes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, participou do movimento do “Maio Amarelo”, que acontece em várias partes do mundo, com intuito de incentivar a convivência entre os modais e conscientizar a todos sobre a importância de reduzir os índices de mortos e feridos no trânsito.

Em 11 de maio de 2011, a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para discutir ações para tornar o trânsito mais seguro. Já o amarelo foi adotado para marcar esse mês em alusão à cor do conjunto semafórico que significa “atenção”, ou seja, a ideia é criar um mês para ter “atenção pela vida”.

Com isso, a Prefeitura se mobilizou e concentrou alunos da rede pública municipal, servidores e Secretários Municipais, em uma caminhada onde percorreu diversas ruas da cidade, com faixas, cartazes e mensagens de conscientização.

“O intuito desta iniciativa é contagiar a cidade como um todo e espero que a todos os que se utilizam de mobilidade, desde os motoristas de automóveis, motociclistas, ciclistas e pedestres. O Maio Amarelo é um alerta para redução de acidentes e conscientização da população que utiliza algum modal diariamente sobre respeito às regras e à legislação”, disse o prefeito José Mário.

Maio Amarelo

Conforme informações divulgadas no site oficial do movimento, é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com o objetivo de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema por meio de ações que propagarão o conhecimento e, também, abordarão toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama (Outubro rosa), ao de próstata (Novembro azul) e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção colocar a necessidade de a sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.