IMPLANTAÇÃO DO PROTOCOLO DO FOGO E DO FÓRUM MUNICIPAL DO LIXO E CIDADANIA
Publicado em: 19/10/2017 ás 14:50:00 Autor: Paolo Henrique Fonte: Naturatins

Nos dias 17 e 18 de outubro, o município de Bandeirantes do Tocantins recebeu a implantação do Fórum Municipal do Lixo e Cidadania (FMLC) realizado pela equipe de Educação Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Protocolo do Fogo.

Na oportunidade participaram das capacitações e dos procedimentos, representantes do setor público, da sociedade civil, órgãos não governamentais e associações.

FMLC

O Fórum Municipal do Lixo e Cidadania deve atuar em sintonia com os Fóruns Nacional, Estadual e Movimento Nacional dos Catadores, considerado como um espaço plural e democrático, que pode ser composto por entidades governamentais, não governamentais, associações, cooperativas e representantes da iniciativa privada, envolvidos na gestão dos resíduos sólidos, para realização de debates, reflexão, proposição, articulação, apoio técnico, capacitação e sensibilização da adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos no município.

Protocolo do fogo

Apoiado no Decreto Estadual nº 649/98 que instituiu o Comitê Estadual de Prevenção, Controle e Combate às queimadas e Incêndios Florestais, o programa possui entre suas metas, o compromisso de incentivar ações estratégicas municipais, que contribuam com a redução das queimadas. O acordo firmado entre o gestor municipal e o Estado, através do Naturatins, possui vigência de dois anos, podendo ser renovado, conforme interesse das entidades envolvidas e principalmente do município.

Em Bandeirantes, secretários, servidores, representantes de Associações e Igrejas e representante da população, assinaram o documento para conscientização e monitoramento desse protocolo.