PREFEITURA POR MEIO DA SECRETARIA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO REALIZA CAMPANHA ANTITABAGISMO
Publicado em: 02/06/2017 ás 15:30:00 Autor: Allan Viana

Nesta quinta-feira, às 8h, aconteceu a caminhada contra o tabagismo. A ação foi idealizada pelas Secretarias de Educação e Saúde, percorrendo diversas ruas do município, com mensagens de conscientização, por meio de faixas e auto-falante.

Parar de fumar, de acordo com a Secretaria de Saúde, Cleuzenice Sales, pode trazer vantagens para o organismo e para a saúde como um todo. “Os benefícios são inúmeros, tanto físicos quanto psicologicamente”, diz ela. “Praticando exercícios o humor melhora e diminuem os sintomas de abstinência durante a atividade física e até 50 minutos após. Além disso, a queima de calorias e a redução do apetite fazem com que não se ganhe peso, algo que acontece com muita frequência para os ex-fumantes devido à melhora do paladar”, completa.

A fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes, muitas delas são cancerígenas. O tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos. No Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo.

Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.

No Brasil, uma pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).

Notícias relacionadas