Durante quatro dias de intensa programação, de 22 a 25 de maio, o município de Bandeirantes do Tocantins viveu momentos de celebração, cultura, esporte e lazer, comemorando seus 31 anos de emancipação política. Uma festa marcada não apenas pelo entretenimento, mas também pela valorização das tradições, do desenvolvimento econômico e da união entre gestão, legislativo e população.
Sob a liderança do prefeito Saulo Borges, a celebração dos 31 anos de Bandeirantes foi organizada com muito cuidado, dedicação e planejamento, refletindo uma gestão comprometida em resgatar a cultura local, promover o desenvolvimento e fortalecer a parceria entre prefeitura, câmara municipal e comunidade. O apóio da primeira-dama Ana Paula em cada detalhe, presente nas atividades, o prefeito fez questão de acompanhar de perto cada momento: desde as competições esportivas, a trilha ecológica e a corrida de kart, até os grandes shows que reuniram multidões de pessoas na praça central.
Em sua fala durante os eventos, Saulo Borges destacou seu compromisso com uma gestão participativa, chegando a perguntar diretamente ao público se estavam satisfeitos e quais atrações gostariam de ver novamente nos próximos eventos.
"Bandeirantes do Tocantins, nossa querida 'Princesinha do Tocantins', é um símbolo de força, tradição e esperança. Cada conquista é fruto do trabalho e da união do nosso povo. Seguimos firmes, com fé em Deus, construindo um futuro ainda mais promissor para todos", afirmou o prefeito.
O evento contou com a presença do deputado estadual Valdemar Júnior, grande parceiro do município, que representou o governador Wanderlei Barbosa. Em seu discurso, Valdemar destacou a atuação municipalista do governador e reafirmou o compromisso com Bandeirantes:
"O governador Wanderlei Barbosa é amigo de Bandeirantes e mantém as portas do Palácio Araguaia sempre abertas para o prefeito Saulo. Isso reflete o quanto essa gestão é comprometida com o desenvolvimento do município", afirmou o deputado.
Outros importantes parceiros também fizeram questão de manifestar apoio, mesmo não podendo estar presencialmente, como o deputado federal Alexandre Guimarães, que não pôde estar presente devido à sua intensa agenda de compromissos pelo Estado, conduzindo a caminhada como presidente estadual do MDB, reafirmou seu compromisso com Bandeirantes. Parceiro de primeira hora, Alexandre tem sido fundamental na destinação de emendas parlamentares que fortalecem o desenvolvimento local, e os deputados estaduais Amélio Cayres e Aldair (Gipão), ambos responsáveis pelo envio de emendas que contribuíram diretamente para a realização desse grande evento.
De acordo com Ritchie de Sousa Ferreira, engenheiro civil responsável pela organização, o maior desafio foi garantir que todos os detalhes se encaixassem perfeitamente. A seleção das atrações buscou atender a diversidade cultural e musical, além de contemplar todos os públicos.
"Esse ano, houve aumento no investimento, focando em uma estrutura de ponta e em atrações de alto nível. Foi um grande esforço coletivo de toda a equipe da prefeitura, envolvendo desde setores administrativos até manutenção, obras e transporte", afirmou Ritchie.
A segurança foi uma prioridade, com policiamento reforçado, 10 seguranças privados, 5 bombeiros civis e equipes médicas de plantão durante todos os dias de evento.
O impacto positivo foi além da diversão. A festa aqueceu a economia local, movimentando bares, restaurantes, hotéis, ambulantes e o comércio em geral, além de promover o orgulho cultural e social da comunidade.
A programação foi pensada para atender todos os públicos:
Dia 22 (Abertura): Shows de Lucely Uchoa, Rubens Uchoa e da banda gospel Som e Louvor.
Dia 23 (Momento Cívico): Pela manhã, o tradicional ato cívico e à noite shows com Tyago & Gabriel, Mariana Fagundes e Banda FK10.
Dia 24 (Sábado): Além das competições esportivas, a noite foi de muita animação com DJ Netto, Léo Silva, Hugo Henrique e Pedro & Vini, levando milhares de pessoas à Praça Central.
Dia 25 (Encerramento): O grande encerramento ficou por conta do show da banda Paixão de Vaqueiro, que fechou com chave de ouro os festejos dos 31 anos de Bandeirantes.
O prefeito Saulo Borges reafirma que esse é apenas o começo de uma nova fase para Bandeirantes. A gestão já planeja inovações para os próximos anos, tanto nas comemorações quanto em projetos estruturantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do município.
"O que estamos construindo juntos é muito maior que uma festa. Estamos fortalecendo nossa identidade, nossa cultura e, acima de tudo, reafirmando o compromisso de uma gestão feita para o povo, junto com o povo" — destacou o prefeito.
Secom - Ulisses Holanda