Na última quinta-feira, 26 de junho de 2025, a Câmara Municipal de Bandeirantes do Tocantins sediou a 1ª Conferência Municipal das Cidades, com o tema “Construindo a política de desenvolvimento urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. O evento reuniu representantes do poder público, lideranças comunitárias, entidades civis e cidadãos, promovendo um espaço democrático de construção coletiva para o futuro urbano do município.
A programação teve início às 7h30 com o credenciamento dos participantes. A solenidade de abertura contou com a composição da mesa de autoridades, entoação dos hinos nacional e municipal — este interpretado com emoção pela Banda Orquestra Sinfônica Primavera. Em seguida, os participantes assistiram à palestra de abertura, transmitida por videoconferência pela coordenadora estadual das Cidades, sra. Maria de Jesus da Costa, que abordou os desafios e as perspectivas de uma política urbana que respeite a diversidade e promova justiça social.
Durante a conferência, os participantes foram divididos em grupos temáticos conforme os três eixos principais propostos:
Articulação entre os principais setores urbanos com o planejamento das políticas públicas;
Gestão estratégica e financiamento;
Temas transversais, como sustentabilidade ambiental, emergências climáticas, transformação digital, segurança pública e o enfrentamento ao controle armado dos territórios populares.
As propostas discutidas nos grupos foram apresentadas em plenária, debatidas coletivamente e, posteriormente, aprovadas. Momento também que houve a eleição das representantes do município para a 6ª Conferência Estadual das Cidades: Gislene Aparecida Gomes de Oliveira como delegada titular e Bruna Hellen Bonfim da Silva como suplente.
Em seu discurso, o prefeito Saulo Borges ressaltou a importância do evento como um marco participativo na história de Bandeirantes:
“Esta é uma oportunidade de criarmos propostas reais de melhorias para nossa cidade. Ninguém conhece melhor nossas necessidades do que o nosso povo. É ouvindo cada um que faremos uma Bandeirantes cada vez melhor.”
O secretário de Administração, Jucélio Dantas, também destacou a relevância da conferência:
“As decisões construídas aqui hoje serão levadas ao governo federal e transformadas em benefícios concretos para nossa querida Bandeirantes.”
A conferência foi realizada conforme os critérios estabelecidos pelo regimento da 6ª Conferência Estadual das Cidades, garantindo a representatividade de diferentes segmentos da sociedade. Ao final, foi aprovado o regimento interno local e elaborado o relatório final, que será enviado à coordenação estadual, consolidando a voz de Bandeirantes no cenário estadual das políticas urbanas.
A Prefeitura de Bandeirantes, por meio da comissão organizadora e de sua gestão comprometida, reforça que a construção de uma cidade mais inclusiva e sustentável só é possível com a participação ativa da população.
Construir o futuro da cidade é uma tarefa coletiva e Bandeirantes segue firme nesse caminho.
Secom – Ulisses Holanda