Ouvir Texto Stop

Após a utilização da água em atividades domésticas, é necessário que a mesma passe por um tratamento para que possam ser destinados de forma adequada no meio ambiente.
O método de tratamento de Esgotamento Sanitário é o mais utilizados para tratar águas residuais, esse tratamento retira as impurezas de diversas naturezas, muitas delas nocivas ao ser humano e ao ambiente
Quando essa água não passa pelo devido tratamento, ocorre contaminação por doenças infecciosas como febre tifoide, cólera, leptospirose e hepatite A. Além do impacto na saúde e bem-estar das pessoas ocorre impacto no meio ambiente.
O despejo do esgoto não tratado, nas águas dos rios, provoca a destruição do ecossistema, com a mortandade dos peixes e a destruição da flora. E apenas 50% da população brasileira têm acesso à coleta de esgoto.
Municípios que não possuam esgotamento sanitário podem usar como alternativas as fossas sépticas que fazem o tratamento primário do esgoto doméstico, além de simples é uma forma barata de realizar o tratamento.
Objetivos maiores o tratamento pelas fossas são:
• Evitar riscos de contaminações.
• Não prejudicar as condições para sobrevivência de diversos ecossistemas.
• Evitar a contaminação do solo, rios e lagos.
• Importante no combate a doenças como a cólera, por exemplo.
Deve haver a colaboração entre a comunidade e autoridades para realizar a disposição correta do efluente doméstico.