Oficina de gravimetria é realizada em Bandeirantes - TO

A Prefeitura Municipal de Bandeirantes do Tocantins por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) realiza Oficina de Gravimetria e de Elaboração e Revisão dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Esse momento foi iniciado com a parte teórica na Câmara Municipal de Arapoema – TO nesta segunda-feira, 21, e na quinta-feira, 24, ocorreu a parte prática no Distrito de Brasilene, localizado no município de Bandeirantes.
A ação teve como objetivo a realização de oficina voltada a auxiliar o município na elaboração da revisão dos planos municipais de gestão integrada e gravimetria de resíduos sólidos.
A capacitação prática foi realizada por meio da gravimetria dos resíduos sólidos do município de Bandeirantes do Tocantins. Essa ação é de suma importância para que a gestão pública consiga identificar as características e composição dos resíduos sólidos, e a partir disso traçar ações para melhorar a gestão dos resíduos sólidos dentro do município. A atividade foi iniciada às 14:14 horas e finalizou às 18:00 horas, no Galpão do Distrito de Brasilene.
O evento foi ministrado pelas técnicas do MPTO a Engenheira Ambiental, Dalvany Alves e a Bióloga Bruna de Almeida, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bandeirantes do Tocantins. As temáticas abordadas nestas atividades foram sobre o manejo dos resíduos sólidos, implementação das Políticas Municipais de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos e erradicação dos depósitos de lixo a céu aberto (lixões) em todo o Estado do Tocantins.
Ademas, o evento contou com a participação da gestão municipal com o total de aproximadamente 32 pessoas, nelas percebeu-se que realmente mostraram interesse na temática apresentada reconhecendo a importância de eventos desse porte para discutir sobre as principais características e composições dos resíduos sólidos produzidos pelos municípios, identificando os materiais existentes e a porcentagem, bem como o volume gerado pela população.
A Prefeitura Municipal de Bandeirantes do Tocantins por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e demais colaboradores ressaltam que o município continuará incentivando a realização de atividades ligadas as questões ambientais.