Na manhã desta terça-feira, 30 de setembro, a Prefeitura de Bandeirantes do Tocantins promoveu uma grande mobilização em defesa da valorização da vida, da prevenção ao suicídio e da inclusão social, unindo as campanhas Setembro Amarelo e Setembro Verde.
A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), sob a liderança da secretária Dorinha Ferreira, com o apoio da equipe intersetorial, escolas municipais e estaduais, além de diversas instituições locais.
A concentração ocorreu na Praça da Câmara Municipal, de onde os participantes seguiram em caminhada até a Escola Municipal Francisco Divino Vasconcelos, onde aconteceu o encerramento.
Embora estivessem em compromissos institucionais fora do município, o prefeito Saulo Borges e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Paula dos Santos Borges, manifestaram total apoio à mobilização.
Durante sua fala, a secretária de Educação destacou a relevância do momento:
“Devemos buscar a paz interior, a direção que vem de Deus, para uma constante caminhada em busca de viver bem e com vontade de viver.”
A mobilização contou com a presença do vice-prefeito Ronaldo, vereadores, secretários municipais, diretores escolares, professores e alunos das escolas municipais e da ETI Arcelino Francisco do Nascimento, além de equipes de saúde, assistência social, CRAS, Polícia Militar e Conselho Tutelar. A forte adesão da comunidade reforçou o compromisso coletivo de cuidar do próximo e fortalecer os laços de solidariedade.
A caminhada foi marcada por mensagens de esperança e conscientização, ressaltando que a vida deve ser celebrada e protegida em todas as suas formas, e que a inclusão social é pilar fundamental de uma sociedade justa e acolhedora.
Como parte da programação, foi realizada na Secretaria de Educação, uma Roda de Conversa de encerramento da campanha Setembro Amarelo, reunindo representantes do Executivo e Legislativo municipal, servidores da SEMED, diretores escolares e a psicóloga Thuanne Marques, que abordou o tema “Quem cuida de quem cuida?”, destacando a importância do autocuidado e da valorização da vida.
A Prefeitura de Bandeirantes agradece a todos que se engajaram nessa causa nobre, demonstrando união, empatia e responsabilidade social.
SECOM – Ulisses Holanda