A Prefeitura de Bandeirantes, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ecoturismo, sob a liderança da secretária Joalicy de Aquino Bonfim, iniciou no dia 16 de maio uma importante campanha de prevenção a queimadas e incêndios florestais. As ações, que seguem até o fim do mês, são coordenadas pela Defesa Civil Municipal e envolvem uma série de iniciativas educativas e operacionais.
Com o objetivo de antecipar o período de estiagem e minimizar os impactos causados pelo fogo, a secretaria mobilizou uma equipe de 16 pessoas para atuar diretamente nas atividades. Estão sendo realizados aceiros, faixas de terra limpa que impedem a propagação do fogo em regiões estratégicas do município, além da veiculação de peças informativas em mídias digitais, como redes sociais, grupos de WhatsApp e Instagram.
A escolha dos locais para os aceiros está sendo feita com base em critérios técnicos e no histórico de focos de incêndio, priorizando áreas com maior vulnerabilidade ambiental e risco de propagação do fogo. O trabalho também envolve o apoio das Secretarias de Agricultura, Infraestrutura, Urbanismo, entre outras, numa ação conjunta e integrada.
De acordo com a secretária Joalicy, todas as regiões consideradas prioritárias, conforme avaliação da coordenação da Defesa Civil, serão contempladas. A população também tem papel fundamental na prevenção e pode colaborar seguindo as orientações divulgadas, como realizar a limpeza de pastos no período estabelecido pelo Naturatins e garantir as licenças ambientais necessárias.
Historicamente, Bandeirantes sofre anualmente com queimadas florestais e domésticas. Por isso, o plano atual foi estruturado com base nas diretrizes do ICMS Ecológico, que prevê ações efetivas de combate e prevenção. O fortalecimento da Defesa Civil e a ampliação das estratégias de conscientização ambiental são parte essencial desse plano.
A campanha faz parte do plano de trabalho da Secretaria de Meio Ambiente e atende aos critérios do ICMS Ecológico, contribuindo para a elevação da pontuação do município nesse importante mecanismo de incentivo à proteção ambiental.
Secom - Ulisses Holanda